Equipe 05B - Nossa Senhora da Misericórdia



 
História e Devoção
O Portal de "Ausros Vartai", em Vilna, a capital da Lituânia,  erguido no início do século XVI, é um dos nove portais então existentes nas muralhas de defesa da cidade. Na Vilna medieval havia o costume de colocar imagens sagradas nas cavidades de paredes das torres que se elevavam sobre o portal. Uma imagem de Nossa Senhora sem o Menino, com o semblante triste, a cabeça levemente inclinada e os braços cruzados sobre o peito, foi localizada no portal que era considerado como o mais representativo - visto que eram saudados ali os hóspedes oficiais que vinham à cidade. Essa imagem, sem chamar especial atenção, encontrava-se numa cavidade com venezianas, que a protegiam da chuva e da neve.
A situação mudou a partir de 1626, quando junto a "Ausros Vartai" foi fundado um convento dos Carmelitas Descalços. Um dos religiosos construiu para a imagem da Virgem Maria que se encontrava no portal de "Ausros Vartai" uma capela de madeira, com escadas, na qual começaram a reunir-se para rezar os habitantes de Vilna. Nessa capela - pela intercessão da Mãe de Deus - muitas gerações dos cidadãos de Vilnius alcançaram graças especiais para si mesmos e para os seus familiares.
Essa capela foi destruída num incêndio que assolou a cidade em 1711. A imagem milagrosa foi retirada da capela em chamas por um jovem religioso. Até que fosse construída uma nova capela em alvenaria - o que durou cerca de 20 anos - a imagem salva foi deixada na igreja vizinha de S. Teresa.
Nos anos seguintes, a capela de "Ausros Vartai" foi acrescida de uma sacristia e uma galeria.  Em 1773 o papa Clemente XVI concedeu indulgências à Irmandade da Proteção da Santíssima Virgem Maria em Vilnius. Quando em 1799 as autoridades imperiais russas iniciaram a demolição das muralhas da cidade e de todos os portais em Vilnius, "Ausros Vartai" permaneceu intacta.
Nos anos 1829-1930, após uma reforma geral da capela, foi construída uma galeria com escadas em alvenaria, o que conferiu a "Ausros Vartai" o formato que permaneceu até os dias de hoje.
A imagem da Virgem Maria de "Ausros Vartai" foi provavelmente pintada em Vilnius nos anos 1620-1630. Apesar de numerosas investigações, a identidade do autor da imagem permanece desconhecida.
A imagem a óleo, com as dimensões de 200x165 cm, foi pintada sobre tábuas de carvalho cobertas por uma leve camada de giz. A dupla coroa e o vestido confeccionado em prata, exteriormente dourado, foi imposto na imagem na passagem do século XVII para o XVIII.
Um elemento característico da imagem é um voto, em forma de uma grande meia-lua, localizado em 1849 na parte inferior da imagem. No revestimento de prata das paredes da capela encontram-se votos selecionados, entre os quais o do Marechal José Pilsudski. Entre os votos que cobrem as paredes encontram-se também os enviados pelo Santo Padre Joao Paulo II.
O número dos votos de prata ali depositados pelos fiéis, em agradecimento por graças alcançadas, é estimado em 8.000.

Oração
Roga por nós, santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Roga por todas as famílias, santa Mãe de Jesus Cristo, para que comecem em sua casa a verdadeira fraternidade cristã! Roga pêlos filhos e pêlos pais, santa Mãe da Igreja, para que imitem os teus exemplos em Nazaré! Roga pelas mães abandonadas, pelas mães sofridas, roga pêlos filhos sem família, pêlos órfãos sem amor! Roga pêlos pais meeiros, explorados, doentes, desempregados, roga pêlos sem teto, sem pão, sem instrução, sem defesa! Roga pelas crianças que não podem nascer, roga pêlos pais que não podem criar seus filhos com decência! São tantas as ameaças contra a família... Mostra que és nossa Mãe: Pede a Jesus por todos nos! Ó, clemente, ó, piedosa, ó, doce Virgem Maria! Amém


HISTÓRICO DA EQUIPE 05B – NOSSA SENHORA DA DIVINA MISERICÓRDIA
No dia 19/05/2012  deu-se início com a Experiência Comunitária com a participação de 8 casais: Luzivânia e Branco, Rocenita e José Maria, Conceição e Sérgio, Cristiane e Marcelo, Silvana e David, Simone e Gerson, Vânia e Maurício e Rosyane e Givaldo, sob a condução do casal Cláudia e Gilberto da equipe 04, tendo como animador o casal Gê e Moacir também da Equipe 04. A última reunião da Experiência Comunitária foi realizada no dia 18/05/2013 na residência do casal Vânia e Maurício. 
Reunião de informação e lançamento da Equipe 05B deu-se no dia 02/06/2013 no Cenóbio, tendo como Casal Piloto Rivânia e Jorge Porto da Equipe 04, que nos conduziram no ano de 2014 até a eleição do nosso primeiro Casal Responsável de Equipe/CRE.
Título de Nossa Senhora: Nossa Senhora da Divina Misericórdia, escolhida por nosso Casal Experiência e aceito de imediato por todos os casais
Formação inicial: Acompanhante Espiritual Temporária Ir. Rizeuda Barbosa, Silvana e David, Rocenita e José, Lourival e Elivani, Conceição e Sérgio, Rosyane e Givaldo, Vânia e Maurício, Cristiane e Marcelo.
Primeiro Casal Responsável de Equipe: Conceição e Sérgio (2015)
Segundo Casal Responsável de Equipe: Silvana e David (2016)
Terceiro Casal Responsável de Equipe: Elivani e Lourival) (2017)
Formação atual: Pe. Cleber Yuri, Silvana e David, Vania e Mauricio, Elivane e Lourival, Antonia e Wandersom, Conceição e Sérgio e Jussara e Ronaldo.

EQ: 05B N. S DA DIV. MISERICÓRDIA
SCE: PE CLEBER YURI
ANTONIA E WANDERSON
CONCEIÇÃO E SÉRGIO (CRE)
ELIVANI E LOURIVAL
JUSSARA E RONALDO
SILVANA E DAVID
VÂNIA E MAURÍCIO

































3 comentários :

  1. Que legal que todos podem ter acesso à história de nossa intercessora...
    A equipe do blog está de parabéns...
    Sucesso hoje e sempre....
    David da Silvana - CRE 2016 Equipe 15

    ResponderExcluir
  2. Vou encaminhar uma foto atualizada da equipe 15... Pois houve mudança nos casais e SCE. 😉🙏💚

    ResponderExcluir
  3. DAVID LOPES DE ABREU JÚNIOR2 de janeiro de 2020 às 18:10

    FALTA ATUALIZAR A FOTO DA EQUIPE AGORA COM 06 CASAIS E SCE PE. CLEBER YURI,

    ResponderExcluir