Equipe 05A - Nossa Senhora Imaculada Conceição


 A Imaculada Conceição, de Migliaccio.
A Imaculada Conceição de Maria é um dogma da Igreja Católica Romana. Definido no século XIX, sua festa litúrgica é celebrada em 8 de Dezembro. Segundo o Dogma, a Igreja confessa e crê que a Bem Aventurada Virgem Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua existência. O bom senso dos fiéis sempre acreditou na imunidade de Maria do pecado original. Tanto no Oriente como no Ocidente, há grande devoção à Maria enquanto mãe de Jesus e "Virgem sem Pecado", notados desde os primórdios do cristianismo, quando o dogma da Imaculada Conceição já era tido para os fiéis como verdade de fé. Os escritos cristãos do século II testemunhavam a idéia, concebendo Maria como nova Eva, ao lado de Jesus, o novo Adão, na luta contra o mal. O Protoevangelho de Tiago, obra apócrifa antiga, narrava Maria como diferente dos outros seres humanos. No século IV, Efrém (306-373), diácono, teólogo e compositor de hinos, propunha que só Jesus Cristo e Maria de Nazaré são limpos e puros de toda a mancha do pecado.Já no século VIII se celebrava a festa litúrgica da Conceição de Maria aos 8 de dezembro ou nove meses antes da festa de sua natividade, comemorada no dia 8 de setembro. No século X a Grã-Bretanha celebrava a Imaculada Conceição de Maria.Aos 8 de dezembro de 1854, Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, fez a definição oficial do dogma da Imaculada Conceição de Maria. Assim o Papa se expressou:
"Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio de Deus onipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis"

Oração
Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: “Ave Maria, cheia de graça”; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e já que vos chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal esta graça: (fazer o pedido); para que possamos viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós. Amém.

Histórico da equipe 05A - Nossa Senhora da Imaculada Conceição
A Equipe 05A, batizada “Nossa Senhora da Imaculada Conceição”, Setor Castanhal, teve início com a EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA, cujo período de duração foi de 07/02/2008 a 29/05/2009. Integraram essa experiência, sete casais: Helena e Valdir, Rosa e Paulo, Keila e Pedro, Beth e Júnior, Gilmara e Georton, Rosíria e Hudson, Mari e Valério. O casal coordenador foi Socorro e Carlinhos Gomes que são da Equipe 4 – Nossa Senhora do Carmo, Setor Castanhal.
Em 31/05/2009, aconteceu a reunião de informação e fundação da Equipe 13, permanecendo o casal Socorro e Carlinhos Gomes, da Equipe 4 – Nossa Senhora do Carmo, Setor Castanhal, como o casal Piloto, acontecendo, a pilotagem, no período de 02/10/2009 a 09/12/2010.
O título de Nossa Senhora escolhido para nominar a Equipe 05A, foi o de “NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO”, devido à devoção de vários casais da nova equipe a ela. A imagem foi doada pelo casal Keila e Pedro. Essa imagem já fazia parte da vida deles e permanece na equipe até hoje. Apesar do zelo, quebrada várias vezes, mais firme com a 05A.
No início a equipe estava assim formada: Conselheira Espiritual Ir. Iolanda e mais os casais: Helena e Valdir, Rosa e Paulo, Keila e Pedro, Jucelaine e Giovane, Beth e Júnior, Rosíria e Hudson. Um misto de casais recentemente casados e outros com mais de quinze anos de matrimônio. Nesse intervalo de nove anos, a formação foi alterada, com a saída do casal Rosíria e Hudson; com a breve permanência do casal Rejane e Vagner, e mais recente, a entrada do casal Socorro e Rômulo. Tivemos, também, um novo conselheiro espiritual: Padre Joaquim Bizerril, que está conosco desde 02/10/2009.
Assim, a formação atual da Equipe 05A é a seguinte: Conselheiro Espiritual, Padre Joaquim Bizerril. Casais: Helena e Valdir, Keila e Pedro, Jucelaine e Giovane, Beth e Júnior, Socorro e Rômulo.
EQ: 05A - N. S. DA IMAC. CONCEIÇÃO
SCE: PE JOAQUIM BEZERRIL
BETH E JÚNIOR
HELENA E VALDIR
JUCELAINE E GIOVANE
KEILA E PEDRO (CRE)
SOCORRO E RÔMULO











0 comments :

Postar um comentário