Aconteceu em Capanema


As Equipes de Nossa Senhora, tem em sua pedagogia, o processo de Formação permanente, cujo objetivo é conscientizar e aprofundar a caminhada dos Casais Equipistas sobre a beleza que é o Movimento das Equipes de Nossa Senhora. Dentro dessa dinâmica de Formação, o Regional Norte II, com total apoio da Província Norte, e, tendo como Setor anfitrião o Setor Capanema realizou nos dias 02 e 03 Julho a Sessão de Formação Nível III. A Formação aconteceu no Auditório Paroquial da Cidade de Capanema, onde além do Setor anfitrião, estiveram presentes Casais dos Setores de Castanhal e São Miguel do Guamá. Foi significativa a presença de Casais do Setor Castanhal, que estiveram participando de tão importante momento de Formação, eles foram animados e conduzidos até a bela Capanema, pelo Casal Responsável de Setor Lúcia e Jairo, que não mediram esforços para que o Setor fosse bem representado no evento organizado pela Província Norte. Dada a importância dessa Formação, e para alegria de todos os Equipistas a Super Região Brasil esteve em nossas terras amazônicas com Hermilinda e Arturo, Casal Responsável da Super Região Brasil, além de Marilena e Jesus Casal Responsável Provincial Norte e o casal Edina e Sebastião Regional Norte II, cujas presenças irradiavam acolhimento, simpatia e muita amizade que foram dispensadas a todos os casais participantes do evento. Foram dois dias de intensa Formação conduzidos pelo Casal da Super Região Brasil, Hermilinda e Arturo, que explanaram o conteúdo proposto para a Formação Nível III, sempre com muita sabedoria e sobretudo convicção, exaltado os Casais sobre a vida e a unidade das Equipes de Nossa Senhora no processo de Formação, ao tempo em que instigavam os Casais a não hesitarem em se comprometerem cada vez mais com amor e doação de verdadeiros Casais comprometidos com o Sacramento do Matrimônio em prol das ENS em nossa Província; Região; Setores e Equipes de Base.

Dentre os tópicos propostos para Formação Nível III destacamos:
* Visão histórica do Movimento.
* Estatutos das ENS.
* Carisma, Mística e Espiritualidade.
* Responsabilidade nas ENS.
* Reconhecimento das ENS pela Igreja.
* Instrumentos de unidade: estrutura do Movimento das ENS, Colegialidade, Sacerdote Conselheiro Espiritual/Acompanhante Espiritual Temporário, Experiência Comunitária, Pilotagem, Casal Ligação, Planejamento.
*Formação de Agentes e Lideranças cristãs.

Ao final de cada tópico proposto na Formação, os Casais participavam dos Grupos de Estudos, também chamadas de Grupos de Estudos Mistas, onde eram revistas as orientações, ao tempo em que trocavam ideias entre si, momento oportuno para mais aprendizado e enriquecimento dos conteúdos tratados, além de estreitar a afinidade e a amizade entre os Casais participantes. Não obstante a intensidade da formação o Evento culminou no Domingo dia do Senhor com a Santa Missa, onde todos os Casais Equipistas, entregaram a Jesus Eucarístico todos os ensinamentos advindos da Formação, pedindo que o Senhor os auxilie a perseverar cada vez mais na vida de Equipe e na espiritualidade conjugal. O Setor Castanhal, agradece a todos os Casais que não mediram esforços em participar de tão importante Formação, sinal visível do amor e da dedicação generosa desses irmãos para com o Setor Castanhal. Também a gratidão aos queridos Hermelinda e Arturo, Casal Responsável da Super Região Brasil, pelo generoso esforço em estar presente nesta importante Formação em nossa terra, a Marilena e Jesus, nosso querido Casal Provincial, sempre com seu olhar amoroso e atento para a nossa Região, aos queridos Edna e Sebastião pela já conhecida e amável dedicação para com o Movimento, e aos queridos Solange Valdemar Casal Setor Capanema, que recém chegados na missão, demonstraram maturidade e organização como Setor anfitrião, tanto na condução e na logística, preparada com muito amor para os casais dos demais Setores. Deus vos abençoe.

0 comments :

Postar um comentário