Equipe 10 - Nossa Senhora da Divina Providência



A história da devoção
O título Mãe da Providência está ligado aos padres barnabitas. Esta congregação foi fundada , em 1530, por Santo Antonio Maria Zaccaria. No início do século XVII, estes padres se viram às voltas com as obras para reforma de uma área de Roma, obra que implicava a demolição de uma igreja e a necessidade de se construir outra. Os padres começaram, então, o trabalho de construção de uma nova igreja, desta vez dedicada a São Carlos Borromeu. Como acontece na maioria das vezes, os recursos para a construção da nova igreja começaram a diminuir.

Acontece que as obras para a demolição da primeira igreja levaram consigo um bonito afresco da Virgem Maria. Por maiores que tivessem sido os esforços dos padres barnabitas, não se conseguiu salvar aquela obra de arte. Os afrescos são pinturas feitas diretamente sobre o gesso ou a argamassa. Não são quadros que se pode remover sempre que necessário. Por isso, precisam de maior atenção e cuidado, nem sempre se conseguindo preservar.

Diante da perda, o arquiteto responsável pelas obras de demolição doou um quadro da Virgem Maria, segurando nos braços um menino. Comparado ao antigo afresco, o quadro era pequeno. Media apenas 54 X 42 cm. Foi inicialmente colocado numa capela dentro da casa. Não tinha sequer um nome. Sabia-se apenas que era mais um quadro apresentando a Virgem Maria com o Menino Jesus nos braços. A peculiaridade ficava por conta das auréolas, aqueles círculos brancos ou brilhantes ao redor da cabeça, indicando a santidade. No quadro, apenas a Virgem Maria apresentava auréola. O Menino Jesus não a tinha. Não se sabe bem os motivos pelos quais o Menino Jesus não apresentava auréola. Sabe-se que o quadro é de Scipione Pulzone, pintor que viveu entre 1550 e 1598. Suas obras retratam a mentalidade da época, o Renascimento.

No século XVIII, uma réplica do quadro foi colocada em local de maior visibilidade, acrescentando-se uma identificação ao mesmo. Informava-se aos passantes que se tratava de Maria, Mãe da Divina Providência. Conta a história que, em pouco tempo, o corredor tornara-se pequeno diante do número de peregrinos que ali compareciam para rezar. Os padres barnabitas optaram por transformar o local em uma capela. Criou-se um grupo de devotos, na época chamados de Arquiconfraria. Em 1888, a imagem foi coroada, oficializando-se, deste modo, a devoção à Virgem Mãe da Providência.


Oração a Nossa Senhora Mãe da Divina Providência
Ó Maria. Mãe da Divina Providência, entrego-me inteiramente á vós. Oriental a minha vida e obtende-me a graça de cumprir fielmente a divina vontade. Alcançai-me o perdão dos meus pecados, e sede minha proteção e guia, todos os dias de minha vida. Amparai-me nas horas de luta e sofrimento. Ajudai-me, ó Maria, a conseguir a renovação interior do meu coração, para que nele eu possa acolher vosso divino filho, Jesus. Livrai-nos de todo mal e de tudo que possa ser obstáculo à eficácia de vossa proteção. Ó doce Mãe da Providência, lançai um olhar materno sobre mim; e, se ofendi o Coração Sagrado de Jesus, cobri-me com o manto de vossa proteção e serei salvo. Vós sois a minha esperança neste mundo, guiai com segurança os meus passos até a vida eterna. Amém.



HISTÓRICO DA EQUIPE 10 – NOSSA SENHORA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA


No dia 06 de fevereiro de 2004, numa noite de sexta-feira, o casal Rivânia e Jorge Porto, da equipe 04 – Nossa Senhora do Carmo - convidou 16 casais para participarem de uma reunião em sua casa. Prepararam a casa e um belo jantar para recebê-los, porém, nesse dia, somente três casais compareceram: Socorro e Marcelo, Rute e Geraldo e Laise e James.
Telefonaram para os outros casais, mas a exemplo da Parábola do Banquete (Mt 22,1-14), todos deram uma desculpa ou motivos que os impediram de vir.
Resolveram, então, reunir apenas com os três casais presentes, apresentando aos mesmos o motivo da reunião: a realização de uma Experiência Comunitária.
Explicaram que se tratava de uma catequese para casais que aconteceria ao longo de dez (10) meses, com dois encontros mensais.
Os três casais aceitaram prontamente.
Na sexta feira seguinte repetiram a reunião, desta vez com mais sete (07) casais, que também aceitaram fazer essa caminhada.
Então, no dia 20/02, foi realizada a 1ª reunião da Experiência Comunitária na residência do casal Socorro e Marcelo, com a participação de dez (10) casais.
No entanto, logo nas reuniões seguintes, por motivos pessoais, 02 (dois) casais desistiram.
No segundo semestre o casal Conceição e Emisael, também deixou de participar por motivo de tratamento de saúde.
Então, a Experiência Comunitária terminou com sete casais que, reunidos na residência do casal coordenador Rivânia e Jorge Porto, na presença do Casal Responsável do Setor (CRS), Eliete e Roberto, e Pe. Célio Morais, Pároco da Paróquia de Santa Cruz, no dia 21 de dezembro de 2004, aceitaram formar uma Equipe, dizendo SIM ao Movimento Equipes de Nossa Senhora.
Coincidentemente, ou melhor, providencialmente, todos os casais pertenciam à Paróquia de Santa Cruz, cujo Pároco, Pe. Célio, aceitou ser o Sacerdote Conselheiro Espiritual da Equipe (SCE)
A Equipe recebeu o nº 10 e o título da protetora da Equipe foi escolhido através de votação: N. Sra. do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, apresentados por Socorro Gama e Rute Lima, respectivamente. A maioria escolheu Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, que desde então tem sido nossa intercessora e companheira de caminhada.
Inicialmente foi composta dos seguintes membros: Socorro e Marcelo; Rute e Geraldo; Laise e James; Rosilene (Rose) e Djalma; Sandra e Carlos; Francisca e Benedito (Binó); Maria José e Benedito; Pe. Célio Moraes – Sacerdote Conselheiro Espiritual (SCE).

- Em 2005, a Equipe realizou a PILOTAGEM, também coordenada pelo casal Rivânia e Jorge Porto.

- Em outubro do mesmo ano, foi escolhido como primeiro Casal Responsável de Equipe (CRE), o casal Socorro e Marcelo, para o exercício de 2006

- Em 2007, o CRE foi o casal Sandra e Carlos

- Em maio de 2007, o casal Maria José e Benedito, deixaram a Equipe por motivo de o Benedito ir trabalhar em outra cidade, Tailândia.

Em 2008, o CRE foi o casal Laise e James

- Em Fev/2008, nosso SCE, Pe. Célio, deixou a Equipe e o Sacerdócio para se unir à mulher por quem se apaixonou.

- Em maio/2008, o casal Francisca e Benedito (Binó), infelizmente, deixou a Equipe, por um motivo muito triste: separação, apesar de todos os esforços da Equipe.

Em 2009, CRE foi o casal Rosilene (Rose)

- Em 2009, ganhamos um novo SCE: Pe. João Evangelista.

- Em 2009, entrou para a Equipe o casal: Iraneide (Branca) e Santos.

- Em 2010, o CRE foi o casal Rute e Geraldo

- Em 2010, outro casal entrou para a Equipe: Shirley e Clevison.

- Em 2011, o CRE foi o casal Socorro e Marcelo

- Em 2012, CRE foi o casal Sandra e Carlos  

- Em julho/2012, O casal Branca e Santos deixou a Equipe, pois não conseguiu se encaixar nas exigências do Movimento, especialmente com relação aos PCE.

Em 2012, nosso SCE. Pe. João Evangelista, nos deixou.  Por motivo de doença, teve que mudar-se para Belém.

- Em 2013, o CRE foi o casal Laise e James  

Em abril de 2013, Pe. Ricardo Botelho, aceitou ser nosso SCE.

- Em 2014, o CRE foi o casal Shirley e Clevison

- Mais ou menos em out/2014, lamentavelmente, apesar de todos os esforços da Equipe, o casal Laise e James deixou a Equipe, também por motivo de separação.

- Em 2015, o CRE foi o casal Rosilene (Rose) e Djalma  

- No início de 2015, entrou o casal:  Jean e Lucélia, mas saíram no segundo semestre do mesmo ano, porque não conseguiam dar prioridade para a Equipe, pois os mesmos eram muito envolvidos no ECC da Paróquia de Cristo Rei, onde eram engajados.

- Em dez/2015, entrou para a Equipe o casal Rosana e Augusto.

- Em 2016, o CRE foi o casal Rute e Geraldo

Em jun/2016, nosso SCE, Pe. Ricardo Botelho, se desligou de nossa Equipe, para concorrer a vice-prefeito do município de Marapanim, vindo a ser eleito.

- Em 2017, CRE é o casal Shirley e Clevison

Em jan/2017, o Pároco da Paróquia Paulo VI, Pe. Paulo Vitor de Lima Brito, aceitou ser nosso Conselheiro (SCE).
      
Hoje, a Equipe está composta de 06 (seis) casais: Rute e Geraldo; Socorro e Marcelo; Rose e Djalma; Sandra e Carlos (CRE); Shirley e Clevison (CT);Carla e Edson; Pe. Paulo Vitor de Lima Brito (SCE).





















0 comentários :

Postar um comentário