Equipe 06B - Nossa Senhora de Nazaré


História e Devoção
No Pará a devoção à Virgem é também envolvida em lenda. Plácido, o precursor do culto teria encontrado a pequena imagem em madeira de Nossa Senhora de Nazaré às margem do Igarapé Murutucu, que corria pela atual travessa 14 de Março onde hoje ficam os fundos da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. Imaginando que algum devoto da cidade de Vigia havia esquecido a imagem ali, levou-a para casa. No dia seguinte não a encontrou. Ela havia retornado ao igarapé. Nova tentativa, novo retorno da imagem ao nicho que havia escolhido. A imagem então teria sido levada para a capela do Palácio do Governo da Província, onde ficou guardada por escolta. De manhã, não havia nada na capela, a imagem havia retornado ao igarapé. Obedecendo os desejos da Virgem, à beira do igarapé foi construída uma ermida, que deu início à romaria e à devoção do povo paraense à Virgem de Nazaré. A primeira procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré saiu na tarde do dia 8 de setembro de 1793. Na noite anterior, a imagem da Santa havia sido transferida de sua ermida na Estrada do Utinga para o Palácio do Governo. Tempo mais tarde, a procissão passou a sair no segundo domingo do mes de outubro e, duzentos anos depois a procissão faz o mesmo percurso, de cerca de cinco quilômetros, saindo do Palácio do Governo, hoje Palácio Lauro Sodré, levando a Santa para o mesmo lugar onde havia a ermida e hoje ergue-se a imponente Basílica de Nossa Senhora de Nazaré. A primeira procissão foi acompanhada por toda a tropa aquartelada na cidade, os cavalheiros montados em seus melhores cavalos, as damas carregadas em seges, o povo a pé em torno do carro que transportava a Santa. A imagem ia no colo do padre capelão e o próprio governador da Província, Dom Francisco de Souza Coutinho, acompanhava o cortejo trajado com uniforme de gala. Dom Francisco Coutinho, que havia organizado a homenagem à Santa, estruturou também aquela que iria ser a maior manifestação religiosa do Pará e uma das mais impressionantes demonstrações de fé religiosa dos católicos. Com o tempo a procissão sofreu algumas modificações, como a inclusão do Carro dos Milagres, que lembrava a salvação do fidalgo português Dom Fuas Roupinho, o barco que lembrava a salvação dos náufragos do brigue São João Batista, a corda que substituiu a junta de bois que puxava o carro da Santa, e o carro dos fogos, que com muito barulho precedia o cortejo religioso. Já neste século, o poeta maranhense Euclides Farias compôs o hino ” Vós Sois o Lírio Mimoso”, que se consagraria como o Hino do Círio, e hoje identifica a procissão sempre que é cantado.

Oração:
Senhora de Nazaré, da antiga raiz de Jessé, da casa real de Davi, descendente de São Joaquim e Sant'Ana, sempre que a angústia, o medo e a solidão me abatem, me entrego em teus braços, ò mãe. Como criança carente em busca de alívio, carinho e proteção, mergulho em teu Coração Imaculado e consagro a ti, querida Mãe, o meu passado e todas as minhas lembranças, o momento presente e todas as suas aflições, o meu futuro e a Vida Eterna que Deus me reserva no céu. O Sacramento do Batismo, que um dia recebi, me tornou filho(a) de Deus e filho(a) teu, ò Mãe. E fez-me também herdeiro(a) de seu Reino. Por isso, venho renovar diante de ti, ó Virgem de Nazaré, as promessas de meu batismo. E, para que eu possa ser fiel a elas até o fim de minha vida, peço a tua intercessão junto ao teu Filho Jesus. Doce Senhora de Nazaré, a ti consagro, agora, as minhas aspirações, meus projetos, meus sonhos, minha missão, minhas realizações, tudo o que tenho e tudo o que sou. Consagro, também, todos os dias restantes de minha vida terrena, para que sejam dias serenos, cheios de paz e de muitas graças. Quero também te consagrar desde já, Senhora de Nazaré, o momento de minha morte quando por tuas mãos, e amparado(a) pelos braços de teu esposo São José, poderei finalmente ver teu rosto, abraçar teu Filho Jesus e contemplar a glória do Pai, no amor infinito do Espírito Santo. Amém!

HISTÓRICO DA EQUIPE  06B – NOSSA SENHORA DE NAZARÉ
Na noite do dia .... do mês... e ano.... , aos poucos foram chegando os setes casais (Darcilene e Dahora, Naza e Marcos Izabel e Marcelo, Edilene e Francisco, Nayara e Jeferson,  Priscila e Rodrigo, Carla e Hendel), fomos durante um ano muito bem acolhidos e conduzidos por Socorro e Marcelo a conhecer melhor a Deus e a viver em comunidade. Após um ano chegou o dia do “SIM” para fazermos parte das Equipes de Nossa Senhora.  Aceitamos formar uma equipe e escolhemos nossa intercessora “NOSSA SENHORA DE NAZARÉ”.  Quando estávamos escolhendo Francisco sugeriu que essa fosse a nossa intercessora em homenagem a Nazaré, integrante da nossa equipe a qual ficou muito feliz, e como nossa intercessora é a rainha dos paraenses foi unânime a escolha. Neste momento aconteceu a desistência do casal Izabel e Marcelo, também saiu o casal Carla e Hendel.
Pilotagem: Henersan e Delson, este casal foi de suma importância como base para a nossa equipe, foram eles que nos acompanharam e nos apresentaram a coletânea “Vem e segue-me”, neste momento compreendemos melhor o chamado inicial que Deus nos fez.
Formação inicial: Conselheiro espiritual Padre Camilo, Darcilene e Dahora, Nazaré e Marcos, Edilene e Francisco, Nayara e Jeferson, Priscila e Rodrigo, Raphaela e Jean.
Raphaela e Jean não estão mais em nossa equipe, por motivo de trabalho mudaram-se para Santarém, mas nos deixaram um grande presente, o nosso conselheiro. Foi a Rafaela quem fez o convite ao Padre para que ele fosse o nosso conselheiro. 
Formação atual: Conselheiro espiritual Padre Camilo, Darcilene e Dahora, Edilene e Francisco, Nayara e Jeferson, Priscila e Rodrigo, Luciana e Jean.
Primeiro casal responsável: Darcilene e Dahora.

 EQ: 06B - N. S. DE NAZARÉ
SCE:
DARCILENE E DA HORA
EDILENE E FRANCISCO (CRE)
LUCIANA E JEAN
NAYARA E JEFFERSON
PRISCILA E RODRIGO







Um comentário :

  1. Nossa Senhora de Nazaré,interceda e vele sempre por está equipe, em busca do caminho para sua santidade.

    ResponderExcluir