Equipe 03B - Nossa Senhora das Dores



História
Rememorando com piedade os sofrimentos que por nossa salvação padeceu a Virgem Maria, recebemos de Deus grandes graças e benefícios. E cumprimos um preceito do Espírito Santo: "Não te esqueças dos gemidos de tua mãe"
É impossível não sentir profunda emoção ao contemplar alguma expressiva imagem da Mater Dolorosa e meditar estas palavras do Profeta Jeremias, que a piedade católica aplica à Mãe de Deus: "Ó vós todos que passais pelo caminho, parai e vede se há dor semelhante à minha dor" (Lm 1, 12). A esta meditação nos convida a Liturgia do dia 15 deste mês, dedicado a Nossa Senhora das Dores. Antes de fazer parte da liturgia, as dores de Maria Santíssima foram objeto de particular devoção.
Os primeiros traços deste piedosa devoção encontram-se nos escritos de Santo Anselmo e de muitos monges beneditinos e cistercienses, tendo nascido da meditação da passagem do Evangelho que nos mostra a dulcíssima Mãe de Deus e São João aos pés da Cruz do divino Salvador.
Foi a compaixão da Virgem Imaculada que alimentou a piedade dos fiéis. Somente no século XIV, talvez opondo-se às cinco alegrias de Nossa Senhora, foi que apareceram as cinco dores que variariam de episódios:

1. A profecia de Simeão
2. A perda de Jesus em Jerusalém
3. A prisão de Jesus
4. A paixão
5. A morte

Logo este número passou para dez, mesmo quinze, mas o número sete foi o que prevaleceu. Assim, temos as sete horas, uma meditação das penas de Nossa Senhora, durante a paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo:

Matinas - A prisão e os ultrajes
Prima - Jesus diante de Pilatos
Terça - A condenação
Sexta - A crucifixão
Nona - A morte
Vésperas - A descida da cruz
Completas - O sepultamento

Oração à Nossa Senhora das Dores
Ó Mãe de Jesus e nossa mãe, Senhora das Dores, nós vos contemplamos pela fé, aos pés da cruz, tendo nos braços o corpo sem vida do vosso Filho. Uma espada de dor transpassou vossa alma como predissera o velho Simeão. Vós sois a Mãe das dores. E continuais a sofrer as dores do nosso povo, porque sois Mãe companheira, peregrina e solidária. Recolhei em vossas mãos os anseios e as angústias do povo sofrido, sem paz, sem pão, sem teto, sem direito a viver dignamente. E com vossas graças, fortalecei aqueles que lutam por transformações em nossa sociedade. Permanecei conosco e dai-nos o vosso auxílio, para que possamos converter as lutas em vitórias e as dores em alegrias. Rogai por nós, ó Mãe, porque não sois apenas a Mãe das dores, mas também a Senhora de todas as graças. Amém! 


Histórico da Equipe 03B - Nossa Senhora Das Dores - Setor Castanhal
A equipe foi iniciada com a experiência comunitária tendo sua primeira reunião no dia 8 de setembro do ano de 1996 com 6 casais, teve como casal coordenador da Experiência Socorro e Aluizio da Equipe 2.
Reunião de informação e fundação da Equipe 8 – 12/02/98, tendo como casal Piloto o mesmo casal coordenador da experiência Socorro e Aluizio.
Título de Nossa Senhora: Nossa Senhora Das Dores (escolhida pelo fato do casal coordenador pertencer a Capela do Calvário)
Formação inicial: Conselheiro Espiritual Padre David Sá, Rosana e Pedro, Edleuza e Michel, Maria da Paz e Luis, Margareth e Gonzaga, Helena e Waldez, Gercina e Francisco. Alguns casais foram saindo e outros entraram, como segue:
Na nona reunião entrou o casal Lucia e Jairo que é o único casal da primeira formação. Ao longo dos vinte anos de caminhada da equipe entraram os casais: Carliana e Edilberto, Valdirene e José Neto, Goreth e Lucivaldo, Ângela e Celio, Helena e Renato, Ana e Hamilton, Liliane e Ediney, Nonata e Paulo. O casal Helena e Renato pertenciam a equipe três que se desfez e foram convidados a fazer parte da equipe 8.
O Movimento orientou a equipe que o Padre David por ser Casado não poderia ficar acompanhando a equipe por mais de dois anos que diante de tal orientação fomos em busca de sacerdotes tendo como conselheiros os seguintes sacerdotes: Padre Jonas, Padre Napoleão, Padre Erico
Formação atual: Conselheiro Espiritual Padre Silvestre, Lucia e Jairo, Isabel e Manoel, Helena e Renato, Marinalva e Edinaldo, Fabiane e Jailson, Adriana e Charles.
Primeiro casal Responsável: Helena e Waldez.
Equipe foi formada com casais de diferentes tempos de matrimonio.
A Equipe 03B é a primeira vez que partilha casal para Casal Responsável de Setor: Casal Lucia e Jairo.












0 comments :

Postar um comentário